Avançar para o conteúdo principal

O famoso Plano Alimentar...

Ora bem eu ia colocar a folha exactamente como me deram, digitalizei e tudo, mas fica as letras muito pequeninas, de maneira que passei para vocês verem melhor.
Ora aqui vai…

Alimentos a evitar:

* Leite em pó, leite condensado, leite com chocolate ou cacau, iogurte com frutos ou cereais.

* Batata com casca, azeitonas, couve roxa, feijão verde, couve lombarda, tomate, espargos, couve portuguesa, aipo, cenoura, alface, cogumelos, beterraba, alho, alcachofra, brócolos, couve-flor, couve-de-bruxelas, espinafres, coentros e salsa (permitidos apenas como condimentos).
* Meloa, melão, framboesa, damasco, tangerina, nêspera, kiwi, tangera, papaia, morango, ameixa encarnada, romã, banana, pêssego, nectarina, melancia, frutos secos ou desidratados (pinhão, noz, Avela amêndoa, amendoim, ameixa, alperce ou figos secos, uvas passas), frutos cristalizados (abóbora, pêra, cereja, figo).
* Feijão seco, grão-de-bico, ervilhas e favas secas, lentilhas, soja, legumes e leguminosas enlatadas, cereais integrais, farinha integral, farinha de soja e de ilhó.
* Pão integral, broa de milho, broa de Avintes, bolachas integrais, bolachas com chocolates ou frutos secos.
* Vísceras (fígado, rim, coração, língua e miolos), carnes ou peixes salgados, fumados, enlatados ou em conserva (fiambre, mortadela, toucinho, bacon, enchidos, presunto, mão de vaca salgada, salsichas, chouriço de vinho, salmão fumado, caviar, atum e sardinhas enlatadas, …), queijos curados.
* Manteiga com sal, margarina com sal, manteiga de amendoim, óleo de amendoim.
* Bebida de cacau ou chocolate quente.
* Mostarda, maionese, ketchup e outros molhos comerciais para carne ou peixe.
* Chocolate cacau e derivados, sobremesas comerciais, pipocas caramelizadas, sopas instantâneas (em pó), caldos e molhos concentrados, substitutos industriais do sal, picles.


Aconselhamento Alimentar

Exemplo de refeições:
Pequeno-almoço

* 120 ml de leite magro ou 1 iogurte magro
* 1 pão (50g) ou 8 bolachas de agua e sal tipo vieira ou 4 tipo cream creacker ou 6 tipo Maria ou torrada
* 1 colher de chá (5g) de margarina tipo Becel proactiv

Meio da manhã
* uma peça de fruta (60g de uva = 70g de figo = 80g de dióspiro = 80g de cereja = 80g de maçã = 90g de manga = 100g de clementina = 110g de pêra = 110g de ananás = 120g de laranja = 130g de ameixa branca)
* meio pão (25g) ou 4 bolachas de agua e sal tipo vieira ou 2 tipo cream creacker ou 3 tipo Maria ou torrada

Almoço
* Sopa (preparada para 2 pratos) 200g de vegetais (pimento, pepino, vagem de ervilha, rabanete, couve galega, abóbora, cebola, agrião, beringela, grelos de couve, grelos de nabo, nabo, couve branca, alho-francês ou courgette).
* 20g de arroz ou massa
* 1 colher de chá (5g) de azeite

Prato
* 75g de carne ou peixe limpos
* 6 colheres de sopa rasas de arroz ou massa
* 3 colheres de chá de azeite

Sobremesa
* uma peça de fruta (60g de uva = 70g de figo = 80g de dióspiro = 80g de cereja = 80g de maçã = 90g de manga = 100g de clementina = 110g de pêra = 110g de ananás = 120g de laranja = 130g de ameixa branca)

Meio da tarde
* como o pequeno almoço

Jantar
* como o almoço

Ceia
* 120 ml de chã ou cevada sem açúcar
* meio pão (25g) ou 4 bolachas de agua e sal tipo vieira ou 2 tipo cream creacker ou 3 tipo Maria ou torrada

Atenção:
* corte e ponha sempre de molho todos os legumes, hortaliças e batatas (caso sejam permitidos) na véspera do dia em que as vai cozinhar.
* Retire os legumes da água sem agitar

Riam-se, que eu também já o fiz quer dizer ainda faço cada vez que olho para as folhas que a nutricionista R. me deu... e agora digam-me se alguém merece tamanho castigo.

Comentários

  1. Bolas...Mas se tem que ser, força!!

    ResponderEliminar
  2. Desde que resulte e faça bem à saúde não há melhor!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Haja força que o resto vem por si!

    Beijooo***

    ResponderEliminar
  4. Credo isso é cortar quase tudo, há coisas que também fazem falta :/

    ResponderEliminar
  5. Hum... para que serve colocar os legumes de molho de véspera?

    ResponderEliminar
  6. meu deus é cortar em tudo o que gosto!!!
    kis :=(

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Música dos últimos dias...

"Las muñecas de la mafia 2..."

Estas são as atrizes principais desta série fantástica. Eu muito gostava de saber o porquê de adorar séries deste género.  Narcotraficantes, morre meio elenco, vidas complicadas e disfarçadamente ligadas entre si, tudo isto foi o que fez com que ficasse completamente viciada ... n em quero saber como me irei sentir quando acabar. Estou mesmo a gostar disto. Sem dúvida que é uma excelente série.

Post chato como a putassa ou putaça...

... não sei, escolham a que quiserem.  Desde sábado que ando arreliada e chateada, comigo mesma e não só. Já ando à 3 semanas com muitas dores no corpo, principalmente costas e pernas, arrepios de frio, mal estar, etc, etc. Feita estúpida este sábado resolvi falar com a médica da clínica a ver se me podia ajudar. Se o arrependimento matasse tinha ficado ali esticadinha no mesmo minuto em que abri a boca. "Ah vamos aumentar o peso porque anda com as tensões muito baixas e é por causa disso" disse a médica eu ainda tentei explicar que não tinha nada a ver com as tensões uma vez que apesar de estarem baixas eu tenho me sentido bem no que diz respeito às tensões e até conseguia ir abaixo do peso 400 gramas no fim do tratamento... "não, não, não, e não vamos subir porque eu é que sou a médica e é que sei". Fiquei f.... mesmo, no seu maior esplendor apeteceu-me mandar dois berros ou até mesmo arrancar as agulhas do tratamento ... mas não o fiz infelizmente por um