Avançar para o conteúdo principal

"A dúvida" de Magalhães Porto...


"Ao longo destas páginas, o autor expande uma narrativa que nos mobiliza do princípio ao fim, deixando o leitor sem vontade para atrasos de leitura.
Importa ler, chegar ao fim, de um só fôlego, E quando isto acontece num livro, cujo tema se centra tão simplesmente numa clássica história de paixão de personagens tão vulgares como um jornalista, uma prostituta, um bar, um apartamento, uma viagem e uma traição, é obrigatório saber-se porquê.
Em "A Dúvida", o autor personalizou também os lugares, as futilidades eos afectos, recriando um universo à medida do que somos. Ou seja: uma estranha geografia de sentimentos pontuados pela mágoa, alegrias infantis e pelo sortilégio das coisas efémeras."

Este livro surpreendeu-me muito pela positiva.
Confesso que inicialmente não dava "nada" por ele, mas no fim adorei.
Primeiro fala muito do Porto, ou seja, estive constantemente situada na história.
Depois a vida de Maria do Céu foi uma "chapada de luva branca".
As pessoas têm a mania de julgar as prostitutas todas da mesma maneira, eu mesma já tive esse pensamento "anda nesta vida porque querem", sim é verdade, a maior parte delas sim, mas depois existem exceções que a própria vida ajudou a dar um empurrão.
Este livro relata aquilo que o ser humano vive sempre com uma grande certeza "a dúvida" disto, ou daquilo, eu até acho que a nossa vida e no nosso dia-a-dia existe sempre um espaço para ficarmos com dúvidas sobre isto ou aquilo, o famoso e se.
Foi um livro muito intenso.
Uma história muito boa e um final surpreendente.
Foi a primeira vez que li algo do Magalhães Porto, aliás nem sequer conhecia nenhum trabalho do senhor, o livro veio parar as minhas mãos por mero acaso.
Um acaso muito agradável, isso posso afirmar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Música dos últimos dias...

Sinto-me confusa...

Vou falar de blogs... As vezes leio coisas na blogosfera, nos jornais, na net em sim, emfim em vários meios de comunicação, sobre pessoal que tinham um certo nível de reputação, pessoas admiráveis pelo que praticavam e eram. De repente parece que perderam tudo em prol da fama, se calhar humildade nunca a tiveram, eu é que tenho sempre a mania que todos são boas pessoas. Outras pintam cenário de um degredo fora de série e quando tu estas a ler pensas "eu estou cansada psicologicamente e fisicamente, mas esta está completamente perdida, perdeu a noção de tudo só pode". Faz-me uma certa confusão alguns testemunhos que leio, é certo que se me faz confusão o problema é meu mesmo, mas caramba é possível o ser humano ser assim? Mudar assim tanto e para pior? Ahhh sinceramente não sei não.  Mas ainda existem bons blogs, boas pessoas, o que torna o mundo da blogosfera bem melhor sem qualquer dúvida, são poucos, mas existem.

Post chato como a putassa ou putaça...

... não sei, escolham a que quiserem.  Desde sábado que ando arreliada e chateada, comigo mesma e não só. Já ando à 3 semanas com muitas dores no corpo, principalmente costas e pernas, arrepios de frio, mal estar, etc, etc. Feita estúpida este sábado resolvi falar com a médica da clínica a ver se me podia ajudar. Se o arrependimento matasse tinha ficado ali esticadinha no mesmo minuto em que abri a boca. "Ah vamos aumentar o peso porque anda com as tensões muito baixas e é por causa disso" disse a médica eu ainda tentei explicar que não tinha nada a ver com as tensões uma vez que apesar de estarem baixas eu tenho me sentido bem no que diz respeito às tensões e até conseguia ir abaixo do peso 400 gramas no fim do tratamento... "não, não, não, e não vamos subir porque eu é que sou a médica e é que sei". Fiquei f.... mesmo, no seu maior esplendor apeteceu-me mandar dois berros ou até mesmo arrancar as agulhas do tratamento ... mas não o fiz infelizmente por um...