Avançar para o conteúdo principal

"Jane Eyre" de Charlotte Bronte...


"Considerada uma obra-prima da literatura inglesa, Jane Eyre é um romance da escritora inglesa Charlotte Brontë, publicado no século XIX, mais precisamente em 1847. Jane Eyre é uma autobiografia ficcionada da protagonista que, depois de uma infância e adolescência desprovidas de afecto, se torna preceptora em Thornfield Hall e se apaixona pelo seu proprietário, Mr. Rochester. Plenamente correspondida nos seus sentimentos, Jane julga ter encontrado o amor por que ansiara toda a vida, mas Thornfield Hall esconde um segredo tenebroso que ameaça ensombrar a sua felicidade. Numa atmosfera misteriosa e inesquecível, acompanhamos esta heroína de espírito puro e apaixonado, que trava uma luta interior constante para se manter fiel às suas convicções e a si própria. Uma história sobre a liberdade humana, repleta de elementos dramáticos (incêndios, tempestades, tentativas de homicídio) que compõem uma atmosfera de mistério e suspense."

Este foi um daqueles livros que comprei apenas por olhar para a capa, sei lá havia ali qualquer coisa que me chamou a atenção. Comprei sem ler o resumo e sem saber mesmo do que se tratava, e vou contar-vos foi uma surpresa maravilhosa, dos livros mais fascinantes que eu li até hoje. 
Jane Eyre é uma personagem inquietante mas ao mesmo tempo surpreendente, teve uma infância digamos que um pouco infeliz, mas aproveitou a oportunidade que a vida lhe deu para lutar e se tornar alguém. Gostei em especial da descrição dos seus momentos quer de sofrimento, quer de louvor e fiquei fascinada como ela conseguiu ultrapassar pelos precalços da vida. A sua paixão por Mr. Rochester foi divertida, digamos que até achei que estava tudo a correr bem demais, mas... não vou contar o que aconteceu... resumindo, adorei o livro, o final mesmo que possa parecer sofredor por um ponto de vista lógico, mostra que existem pessoas que amam verdadeiramente e que alguma deficiência que a vida nos possa oferecer, consegue ser ultrapassada se existir amor verdadeiro... e pronto já vou parar de escrever se não daqui a nada estou a contar a história toda.
É um livro excelente, muito bom mesmo. 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Música dos últimos dias...

"Las muñecas de la mafia 2..."

Estas são as atrizes principais desta série fantástica. Eu muito gostava de saber o porquê de adorar séries deste género.  Narcotraficantes, morre meio elenco, vidas complicadas e disfarçadamente ligadas entre si, tudo isto foi o que fez com que ficasse completamente viciada ... n em quero saber como me irei sentir quando acabar. Estou mesmo a gostar disto. Sem dúvida que é uma excelente série.

Post chato como a putassa ou putaça...

... não sei, escolham a que quiserem.  Desde sábado que ando arreliada e chateada, comigo mesma e não só. Já ando à 3 semanas com muitas dores no corpo, principalmente costas e pernas, arrepios de frio, mal estar, etc, etc. Feita estúpida este sábado resolvi falar com a médica da clínica a ver se me podia ajudar. Se o arrependimento matasse tinha ficado ali esticadinha no mesmo minuto em que abri a boca. "Ah vamos aumentar o peso porque anda com as tensões muito baixas e é por causa disso" disse a médica eu ainda tentei explicar que não tinha nada a ver com as tensões uma vez que apesar de estarem baixas eu tenho me sentido bem no que diz respeito às tensões e até conseguia ir abaixo do peso 400 gramas no fim do tratamento... "não, não, não, e não vamos subir porque eu é que sou a médica e é que sei". Fiquei f.... mesmo, no seu maior esplendor apeteceu-me mandar dois berros ou até mesmo arrancar as agulhas do tratamento ... mas não o fiz infelizmente por um