Avançar para o conteúdo principal

"Jane Eyre" de Charlotte Bronte...


"Considerada uma obra-prima da literatura inglesa, Jane Eyre é um romance da escritora inglesa Charlotte Brontë, publicado no século XIX, mais precisamente em 1847. Jane Eyre é uma autobiografia ficcionada da protagonista que, depois de uma infância e adolescência desprovidas de afecto, se torna preceptora em Thornfield Hall e se apaixona pelo seu proprietário, Mr. Rochester. Plenamente correspondida nos seus sentimentos, Jane julga ter encontrado o amor por que ansiara toda a vida, mas Thornfield Hall esconde um segredo tenebroso que ameaça ensombrar a sua felicidade. Numa atmosfera misteriosa e inesquecível, acompanhamos esta heroína de espírito puro e apaixonado, que trava uma luta interior constante para se manter fiel às suas convicções e a si própria. Uma história sobre a liberdade humana, repleta de elementos dramáticos (incêndios, tempestades, tentativas de homicídio) que compõem uma atmosfera de mistério e suspense."

Este foi um daqueles livros que comprei apenas por olhar para a capa, sei lá havia ali qualquer coisa que me chamou a atenção. Comprei sem ler o resumo e sem saber mesmo do que se tratava, e vou contar-vos foi uma surpresa maravilhosa, dos livros mais fascinantes que eu li até hoje. 
Jane Eyre é uma personagem inquietante mas ao mesmo tempo surpreendente, teve uma infância digamos que um pouco infeliz, mas aproveitou a oportunidade que a vida lhe deu para lutar e se tornar alguém. Gostei em especial da descrição dos seus momentos quer de sofrimento, quer de louvor e fiquei fascinada como ela conseguiu ultrapassar pelos precalços da vida. A sua paixão por Mr. Rochester foi divertida, digamos que até achei que estava tudo a correr bem demais, mas... não vou contar o que aconteceu... resumindo, adorei o livro, o final mesmo que possa parecer sofredor por um ponto de vista lógico, mostra que existem pessoas que amam verdadeiramente e que alguma deficiência que a vida nos possa oferecer, consegue ser ultrapassada se existir amor verdadeiro... e pronto já vou parar de escrever se não daqui a nada estou a contar a história toda.
É um livro excelente, muito bom mesmo. 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Música dos últimos dias...

Post chato como a putassa ou putaça...

... não sei, escolham a que quiserem.  Desde sábado que ando arreliada e chateada, comigo mesma e não só. Já ando à 3 semanas com muitas dores no corpo, principalmente costas e pernas, arrepios de frio, mal estar, etc, etc. Feita estúpida este sábado resolvi falar com a médica da clínica a ver se me podia ajudar. Se o arrependimento matasse tinha ficado ali esticadinha no mesmo minuto em que abri a boca. "Ah vamos aumentar o peso porque anda com as tensões muito baixas e é por causa disso" disse a médica eu ainda tentei explicar que não tinha nada a ver com as tensões uma vez que apesar de estarem baixas eu tenho me sentido bem no que diz respeito às tensões e até conseguia ir abaixo do peso 400 gramas no fim do tratamento... "não, não, não, e não vamos subir porque eu é que sou a médica e é que sei". Fiquei f.... mesmo, no seu maior esplendor apeteceu-me mandar dois berros ou até mesmo arrancar as agulhas do tratamento ... mas não o fiz infelizmente por um...

"Las muñecas de la mafia 2..."

Estas são as atrizes principais desta série fantástica. Eu muito gostava de saber o porquê de adorar séries deste género.  Narcotraficantes, morre meio elenco, vidas complicadas e disfarçadamente ligadas entre si, tudo isto foi o que fez com que ficasse completamente viciada ... n em quero saber como me irei sentir quando acabar. Estou mesmo a gostar disto. Sem dúvida que é uma excelente série.