Avançar para o conteúdo principal

"O pavilhão púrpura" de José Rodrigues dos Santos...


"Nova Iorque, 1929. A bolsa entra em colapso, milhares de empresas fecham, milhões de pessoas vão para o desemprego. A crise instala-se no planeta.

Salazar é o ministro das Finanças em Portugal e a forma como lida com a Grande Depressão granjeia-lhe crescentes apoios. Conta com Artur Teixeira para subir a chefe de governo, mas primeiro terá de neutralizar a ameaça fascista. 
O desemprego lança o Japão no desespero. Satake Fukui vê o seu país embarcar numa grande aventura militarista, a invasão da Manchúria, na mesma altura em que tem de escolher entre a bela Harumi e a doce Ren. 
Lian-hua escapa a Mao Tse-tung e vai para Peiping. É aí que a jovem chinesa e a sua família enfrentam as terríveis consequências da invasão japonesa da Manchúria. 
A crise mundial convence os bolcheviques de que o capitalismo acabou. Estaline intensifica as coletivizações na União Soviética e o preço, em mortes e fome, é pago por milhões de pessoas. Incluindo Nadezhda. 
O mundo à beira do abismo.
Considerado pelos portugueses o seu maior escritor, José Rodrigues dos Santos acompanha-nos numa viagem palpitante à perigosa década de 1930 na companhia de figuras históricas como Salazar e Chiang Kai-shek. O Pavilhão Púrpura traz-nos o segundo tomo da mais ambiciosa saga da literatura portuguesa contemporânea."



Quem me conhece sabe que aprecio o José Rodrigues dos Santos, quer como jornalista, escritor e pessoa.
Logo sou daquelas que gosta de ler os livros dele.
Quando saiu esta trilogia não hesitei evidentemente, comprei o primeiro livro "As flores de Lótus" e a verdade é que fiquei um bocadinho desanimada, achei que teve muitos momentos em que perdia o entusiasmo pela leitura e pensei os outros dois devem ir no mesmo sentido, se calhar é melhor não gastar dinheiro a comprá-los.
Agora se é destino ou o que lhe queiram chamar estejam à vontade.
Um senhor meu amigo veio oferecer-me o segundo livro, este de que venho falar hoje, uma vez que o ofereceram a ele e ele já tinha um e uma amiga que sabia que eu apreciava o José Rodrigues dos Santos, perguntou se queria o terceiro, que lhe tinham oferecido mas que ela não apreciava este tipo de leitura.
Ora eu pensei se o segundo e o terceiro me vieram parar assim às mãos sem mais nem menos, é porque existe um propósito para os ler.
Então tenho a dizer que este livro o segundo, despertou em mim uma vontade de ler e de não parar.
A história de vidas das 4 personagens está cada vez mais interessante.
Nem vou contar muito mas o que fala sobre Salazar, parece-me ser uma pessoa muito interessante, ao contrário daquilo que muitas vezes ouvi ao longo da minha vida.
Tenho em mim uma certa curiosidade relativamente ao terceiro e último livro, segundo o feedback tem um desfecho fantástico.
Lá está estou curiosa, mas antes de me agarrar a ele vou ler primeiro um da Sveva Casati Modignami para criar mais vontade ainda.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Música dos últimos dias...

"Las muñecas de la mafia 2..."

Estas são as atrizes principais desta série fantástica. Eu muito gostava de saber o porquê de adorar séries deste género.  Narcotraficantes, morre meio elenco, vidas complicadas e disfarçadamente ligadas entre si, tudo isto foi o que fez com que ficasse completamente viciada ... n em quero saber como me irei sentir quando acabar. Estou mesmo a gostar disto. Sem dúvida que é uma excelente série.

Post chato como a putassa ou putaça...

... não sei, escolham a que quiserem.  Desde sábado que ando arreliada e chateada, comigo mesma e não só. Já ando à 3 semanas com muitas dores no corpo, principalmente costas e pernas, arrepios de frio, mal estar, etc, etc. Feita estúpida este sábado resolvi falar com a médica da clínica a ver se me podia ajudar. Se o arrependimento matasse tinha ficado ali esticadinha no mesmo minuto em que abri a boca. "Ah vamos aumentar o peso porque anda com as tensões muito baixas e é por causa disso" disse a médica eu ainda tentei explicar que não tinha nada a ver com as tensões uma vez que apesar de estarem baixas eu tenho me sentido bem no que diz respeito às tensões e até conseguia ir abaixo do peso 400 gramas no fim do tratamento... "não, não, não, e não vamos subir porque eu é que sou a médica e é que sei". Fiquei f.... mesmo, no seu maior esplendor apeteceu-me mandar dois berros ou até mesmo arrancar as agulhas do tratamento ... mas não o fiz infelizmente por um