Avançar para o conteúdo principal

"Baunilha e chocolate" de Sveva Casati Modignani...



"Um casamento em crise: como se a baunilha e o chocolate já não combinassem tão bem como outrora...
O que se passa com Penelope e Andrea após dezoito anos de um casamento quase perfeito? A baunilha e o chocolate já não combinam? Impossível! Desde sempre, apesar do contraste de cores e sabores, fizeram uma mistura fantástica, como algumas uniões afetivas, que vão aguentando, aguentando, como que levadas por um vento milagroso. Mas o vento, às vezes, deixa de soprar...
Inesperadamente, Andrea revela-se protagonista de inúmeras escapadelas mal escondidas e o seu comportamento, por vezes, é tão infantil e egoísta que Penelope decide oferecer-lhe um presente: deixá-lo sozinho a lidar com os três filhos e com as inúmeras tarefas domésticas, que até agora pesavam única e exclusivamente sobre os seus ombros. Quanto a ela, refugia-se na casa da família em Cesenatico. A separação revela-se, para ambos, um desafio cansativo e, por vezes, angustiante, mas a verdade acabará por vir ao de cima: o amor que os uniu continua vivo."



Sendo sincera poderia ter dado qualquer nome a este livro, menos o que a escritora escolheu.
Embora entenda a escolha.
A história de Penélope é igual à de muitas outras mulheres que certamente conhecemos.
Uma vida dedicada à familia, um suposto casamento perfeito e muitos se nãos pelo meio.
Dá-me a sensação que conheço várias famílias assim, mas sem a mesma capacidade de se organizarem.
Gostei imenso da história, confesso que por momentos, julguei que iria existir outro fim, mas é evidente que não poderia existir.
Adorei a lição de vida que retirei desta história e continuo a fazer prevalecer o lema que uma professora de Francês me ensinou "mais vale a gente se arrepender de algo que fez, do que passar o resto da vida a lamentar-se por não o ter feito"... só é pena a minha falta de coragem para o colocar em prática em certos assuntos. 


Comentários

  1. Gostei muito das comparações no texto, foi muito feliz nessa escolha, amei!...
    Beijinhos com carinho!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Música dos últimos dias...

"Las muñecas de la mafia 2..."

Estas são as atrizes principais desta série fantástica. Eu muito gostava de saber o porquê de adorar séries deste género.  Narcotraficantes, morre meio elenco, vidas complicadas e disfarçadamente ligadas entre si, tudo isto foi o que fez com que ficasse completamente viciada ... n em quero saber como me irei sentir quando acabar. Estou mesmo a gostar disto. Sem dúvida que é uma excelente série.

Post chato como a putassa ou putaça...

... não sei, escolham a que quiserem.  Desde sábado que ando arreliada e chateada, comigo mesma e não só. Já ando à 3 semanas com muitas dores no corpo, principalmente costas e pernas, arrepios de frio, mal estar, etc, etc. Feita estúpida este sábado resolvi falar com a médica da clínica a ver se me podia ajudar. Se o arrependimento matasse tinha ficado ali esticadinha no mesmo minuto em que abri a boca. "Ah vamos aumentar o peso porque anda com as tensões muito baixas e é por causa disso" disse a médica eu ainda tentei explicar que não tinha nada a ver com as tensões uma vez que apesar de estarem baixas eu tenho me sentido bem no que diz respeito às tensões e até conseguia ir abaixo do peso 400 gramas no fim do tratamento... "não, não, não, e não vamos subir porque eu é que sou a médica e é que sei". Fiquei f.... mesmo, no seu maior esplendor apeteceu-me mandar dois berros ou até mesmo arrancar as agulhas do tratamento ... mas não o fiz infelizmente por um