1 de abril de 2014

"Guerra e Paz" de Lev Tolstoi volume I...


"Guerra e Paz narra a invasão da Rússia por Napoleão e os efeitos que esse acontecimento teve na vida da aristocracia, dos militares e de toda a população.

Neste romance surgiram algumas das mais perduráveis personagens da literatura de sempre, o príncipe Andrei, Pierre Bezúkhov e a fascinante Natacha Rostova, que se tornaria indispensável para qualquer um deles."

Pois bem, quando iniciei a leitura deste livro comecei a achar a real seca mesmo, estava a ficar triste e deprimida sinceramente, primeiro porque se é um livro traduzido... porque se sabe que é... vem muitas passagens escritas em francês o que faz perder mais algum tempo a ler, segundo porque aquilo era só serões, bailes, guerra, guerra e guerra, mas depois começou a criar a história e se no inicio estava indecisa sobre esta minha opção de leitura de seguida fiquei completamente rendida, ao Pierre, à princesa Maria, ao príncipe Andrei, à Natasha, ao Deníssov, ao Dólokhov... e muitos outros. O problema é que eu pensava que o livro Guerra e Paz tinha dois volumes, mas não tem quatro... descobri hoje, ou seja dá um total de 1960 páginas e embora eu já tenha lido 656, faltam-me 1304 páginas para ficar com a história completa e verdade seja dita fiquei com curiosidade em saber como vão continuar as coisas... curiosa, eu bem sei, mas já que comecei lá terei de acabar, não gosto muito de ficar com coisas a meio. O que não me "apetece" muito é ter que comprar os livros, por enquanto vou ler outros que tenho aqui e depois passo na biblioteca aqui da freguesia para consultar se tens os restantes volumes do Guerra e Paz para concluir a história.
É um livro excelente, pode ser desanimador no início, tal como referi, mas vale bem a pena acreditem.