3 de fevereiro de 2016

Eu peco em dizer isto...

... mas bendita seja a tosse desgraçada que me deu hoje na missa.
Aqui na vila hoje festeja-se o São Brás.
Existe uma missa as 9h e outra as 11h, todos os anos vou à das 9h, mas para poder ficar alapadinha tenho que lá estar as 8h, ou seja acordar por volta das 7:15h.
Acontece que todo os anos é a mesma coisa, eu vou cedo para poder ficar sentada e depois vêm aquelas senhoras mais velhas na hora de começar a missa e ficam a  olhar para mim e como vêm que sou nova começam logo a abanar a cabeça.
Na verdade antigamente lá me levantava e dava o lugar mas depois comecei a ser mais egoísta, se eu me levanto cedo e vou cedo para ter um banco porque motivo as outras pessoas não fazem o mesmo? Logo percebi que é um problema desgraçado ter que acordar muito cedo e estar ali 1h à seca, sendo que a capela é gelada.
Muitas vezes as pessoas ficam ali ao meu lado a abanar a cabeça, mas como agora sou uma insensível, nem quero saber.
Ora hoje aconteceu exatamente a mesma coisa, cheguei cedo e quando começou a missa começaram a chegar mais pessoas e a encostarem-se ao banco e a olhar para mim.
Uma senhora que até nem tinha grande idade chegou mesmo a dizer-me "podia deixar-me sentar que eu não me seguro de pé e sou mais velha" além de um ataque de tosse que me deu... que foram várias vezes que isso aconteceu... eu disse baixinho ao ouvido da senhora "a senhora não leve a mal mas nem pensar, sabe eu acordei muito cedo para vir para aqui, estou aqui à mais de 1h para ter lugar e segundo estou extremamente cansada tenho dois dias seguidos de tratamento em cima e mal me seguro de pé, vim à missa porque tenho promessa, por isso eu não vou dar o lugar a si nem a ninguém tivesse vindo mais cedo" a senhora ficou a olhar para mim e só disse "desculpe" e eu pisquei o olho e cá para mim fiquei a pensar "olha-me esta chica esperta a esta hora, começas cedo a dar-me cabo da cabeça, começas, começas" e lá continuei a ouvir a missa e a ter um ataque de tosse de vez em quando o que fazia com que as pessoas se afastassem, o que foi ótimo porque quase que não se podia respirar com tanta gente.