Avançar para o conteúdo principal

"Vaticanum" de José Rodrigues dos Santos...


"Um comando do estado islâmico entra clandestinamente no Vaticano e o Papa desaparece. Horas depois surge na internet um vídeo em que os terroristas mostram o Sumo Pontífice em cativeiro e fazem um anúncio chocante: O PAPA SERÁ DECAPITADO EM DIRECTO À MEIA-NOITE. O relógio começa a contar. O rapto do Papa desencadeia o caos. Milhões de pessoas saem à ruas, os atentados sucedem-se, mutiplicam-se os confrontos entre cristãos e muçulmanos, vários países preparam-se para a guerra. 
Apanhado no epicentro da crise quando trabalha nas catacumbas da Basílica de São Pedro, Tomás Noronha vê-se envolvido na investigação para descobrir o paradeiro do Papa e cruza-se com um nome enigmático: OMISSIS. A pista irá conduzi-lo ao segredo mais sombrio da Santa Fé.
Usando informação genuína para nos revelar o que se esconde nos bastidores do Vaticano, o escritor preferido dos portugueses está de regresso com o thriller do ano. Com Vaticanum José Rodrigues dos Santos mostra mais uma vez por que razão é considerado mestre do mistério real."

Ora vamos lá então falar sobre este livro.
Gostei, mas... houve ali umas partes esquisitas.
Gosto do tema Vaticano, porque já lá estive e gostei muito.
Sabia que existia umas falcatruas quais queres para lá, só não tinha noção que fossem assim tantas.
Fiquei a conhecer um pouco mais sobre a jihad e essas coisas da xaria sagrada e de pagar a jiziah não tinha conhecimento destes pormenores.
Sempre ouvi falar no paraíso de Alá, só não sabia que se chamava jannah e verdade seja dita acho que eles são mesmo crentes ao pensarem que vão ter lá as virgens de fartos seios à espera deles, mas crenças à parte cada um sabe das suas. 
Quanto ao Tomás Noronha, é um "homem" com sorte a mais na vida e acho que essa sorte nos últimos livros tem vindo a ficar um bocadinho exagerada de mais.
Também aquela parte final em que revela a essência do livro esta um bocadinho exagerada.
Não gostei da intervenção da Maria Flor neste livro, principalmente na parte final, era escusado, digo eu.
Para mim a personagem com mais humor desta história sem dúvida nenhuma que foi o inspetor Trodela. 
Não sei se estava com a fasquia elevada demais, mas sinceramente esperava algo um pouco diferente, houve umas partes ali para o meio que me estavam a deixar um pouco desmotivada mas depois lá começou outra vez a despertar o meu interesse. 
Estava à espera de "mais" não o posso negar.
Ah outra coisa consegui identificar o principal culpado antes do fim,cheirou-me que fosse aquela personagem e fiquei muito contente por ter acertado, não sei se começa a ser o excesso de leituras mas ando a descobrir os maus das histórias muitas vezes. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Música dos últimos dias...

Post chato como a putassa ou putaça...

... não sei, escolham a que quiserem.  Desde sábado que ando arreliada e chateada, comigo mesma e não só. Já ando à 3 semanas com muitas dores no corpo, principalmente costas e pernas, arrepios de frio, mal estar, etc, etc. Feita estúpida este sábado resolvi falar com a médica da clínica a ver se me podia ajudar. Se o arrependimento matasse tinha ficado ali esticadinha no mesmo minuto em que abri a boca. "Ah vamos aumentar o peso porque anda com as tensões muito baixas e é por causa disso" disse a médica eu ainda tentei explicar que não tinha nada a ver com as tensões uma vez que apesar de estarem baixas eu tenho me sentido bem no que diz respeito às tensões e até conseguia ir abaixo do peso 400 gramas no fim do tratamento... "não, não, não, e não vamos subir porque eu é que sou a médica e é que sei". Fiquei f.... mesmo, no seu maior esplendor apeteceu-me mandar dois berros ou até mesmo arrancar as agulhas do tratamento ... mas não o fiz infelizmente por um...

Sinto-me confusa...

Vou falar de blogs... As vezes leio coisas na blogosfera, nos jornais, na net em sim, emfim em vários meios de comunicação, sobre pessoal que tinham um certo nível de reputação, pessoas admiráveis pelo que praticavam e eram. De repente parece que perderam tudo em prol da fama, se calhar humildade nunca a tiveram, eu é que tenho sempre a mania que todos são boas pessoas. Outras pintam cenário de um degredo fora de série e quando tu estas a ler pensas "eu estou cansada psicologicamente e fisicamente, mas esta está completamente perdida, perdeu a noção de tudo só pode". Faz-me uma certa confusão alguns testemunhos que leio, é certo que se me faz confusão o problema é meu mesmo, mas caramba é possível o ser humano ser assim? Mudar assim tanto e para pior? Ahhh sinceramente não sei não.  Mas ainda existem bons blogs, boas pessoas, o que torna o mundo da blogosfera bem melhor sem qualquer dúvida, são poucos, mas existem.