27 de julho de 2014

"Diário de um escândalo" de Zoe Heller...


"Um melodrama ao estilo de um thriller, leva-nos ao encontro de duas mulheres que partilham entre si uma confidência: uma relação afectiva de uma delas, Sheba, professora, casada, com quarenta anos de idade, com um aluno de apenas quinze anos. Esta relação extra-conjugal é mantida em silêncio, numa relação de intimidade entre as duas amigas, até ao dia em que num acto de pura vingança Barbara, a fiel depositária do segredo, movida por ideias de ciúme e inveja, torna o caso público, causando um verdadeiro escândalo junto do director da escola, da mãe do aluno, do marido da amiga, da comunicação social e até da polícia. Sheba sente-se completamente sozinha mas apesar de tudo, Barbara ficará ao seu lado. Uma história de repressão e paixão, em que o amor, mesmo o proibido, é uma constante num retrato psicológico muito bem construído, satírico em relação à sociedade, profundo e comovente no que toca aos comportamentos humanos, especialmente entre seres do mesmo sexo. Já adaptado ao cinema, conta com Cate Blanchett, no papel de Sheba, e Judi Dench, no papel de Barbara. Com realização de Richard Eyre, o filme já se encontra em exibição em Portugal."

Então, já conclui o livro, gostei muito. 
No início tive algum receio mas entrei na história de uma maneira tão agradável que cada página que lia ficava sempre curiosa a querer saber o que se ia acontecer a seguir.
Este livro aborda um tema forte, mas conforme fui lendo percebi que a maior parte das vezes as pessoas quando cometem erros deste gênero, estão tão envolvidas que acabam por achar que é algo natural, que não tem mal nenhum naquilo que estão a fazer. Adorei o livro leiam é muito bom... não vou estar aqui a escrever o qeu fez a Sheba, Barbara, a Polly o Ben, o Richard, o Steven e por aí fora se não acabo por contar a história e assim vocês ficam a saber de tudo sem ler o livro.