Avançar para o conteúdo principal

Sobre freiras...

O livro que estou a ler neste momento "A prostituta de Deus" esta a fazer com que os meus neurônios andem às voltas.
Quando penso em freiras penso em senhoras simpáticas, muito bondosas, bem dispostas e sempre prontas a ajudar os outros.
A verdade é que pelo que estou a ler, tendo em conta que esta história é verídica o meu conceito de freira esta muito longe da realidade. 
Para quem não sabe o Hospital Maria Pia no Porto, que agora pertence à rede do Centro Hospitalar do Porto, ou seja, é o hospital St. António, Hospital Joaquim Urbano e a Maternidade Júlio Dinis, antigamente era gerido por freiras.
Em 1996 quando dei entrada a primeira vez neste hospital, ainda existiam muitas freiras, logo até aos meus 18 anos convivi com várias senhoras deste oficio, enfermeiras e freiras e a minha experiência com elas foi muito boa, sempre muito atenciosas, amáveis e profissionais. Tenho em particular muita memória da Irmã Glória, chefe do serviço de Nefrologia desse hospital na época em que o comecei a frequentar, era uma senhora já com uma certa idade mas muito amorosa e querida que muitas vezes me enxogou a lágrimas e tentou de todas as maneiras possíveis que eu lidasse bem com o sofrimento.
Como é evidente para mim o estatuto de freira não serve para qualquer pessoa, é preciso gostar e ter vocação para tal, mas para mim a missão delas é ajudar os outros, não compreendo o porque de muitas dela apenas se quererem fechar num convento e rezar de manha até à noite, será que são minimamente felizes assim? Não sei, custa-me a acreditar sinceramente, que estarem fechadas e fazer proibição de tudo e mais alguma coisa não é lá muito saudável e este livro tem vindo a mostrar um pouco o lado "escuro" de ser freira á uns anos atrás, pelo que tenho lido no livro, mas tudo o que li e irei ler não irá destruir a imagem que eu tenho das freiras, quero acreditar que continuam a ser pessoas carinhosas e simpáticas que vivem essencialmente para poderem ajudar os outros. 

Comentários

  1. Eu tenho a mesma visão das freiras que tu tinhas...talvez por nunca ter lidado com elas mas também já ouvi historias menos simpáticas sobre elas...

    Beijinho*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Música dos últimos dias...

"Las muñecas de la mafia 2..."

Estas são as atrizes principais desta série fantástica. Eu muito gostava de saber o porquê de adorar séries deste género.  Narcotraficantes, morre meio elenco, vidas complicadas e disfarçadamente ligadas entre si, tudo isto foi o que fez com que ficasse completamente viciada ... n em quero saber como me irei sentir quando acabar. Estou mesmo a gostar disto. Sem dúvida que é uma excelente série.

Post chato como a putassa ou putaça...

... não sei, escolham a que quiserem.  Desde sábado que ando arreliada e chateada, comigo mesma e não só. Já ando à 3 semanas com muitas dores no corpo, principalmente costas e pernas, arrepios de frio, mal estar, etc, etc. Feita estúpida este sábado resolvi falar com a médica da clínica a ver se me podia ajudar. Se o arrependimento matasse tinha ficado ali esticadinha no mesmo minuto em que abri a boca. "Ah vamos aumentar o peso porque anda com as tensões muito baixas e é por causa disso" disse a médica eu ainda tentei explicar que não tinha nada a ver com as tensões uma vez que apesar de estarem baixas eu tenho me sentido bem no que diz respeito às tensões e até conseguia ir abaixo do peso 400 gramas no fim do tratamento... "não, não, não, e não vamos subir porque eu é que sou a médica e é que sei". Fiquei f.... mesmo, no seu maior esplendor apeteceu-me mandar dois berros ou até mesmo arrancar as agulhas do tratamento ... mas não o fiz infelizmente por um