11 de julho de 2017

"O outro homem e outras histórias" de Bernhard Schlink...


"Parecia que estava tudo dito sobre o passado da Alemanha até que Bernhard Schlink escreveu O LEITOR (publicado pela ASA nesta mesma colecção), que se converteu rapidamente num bestseller mundial. Agora, neste seu novo livro, o autor demonstra-nos que tão-pouco está tudo dito sobre o amor. 
Um casal de Berlim Oriental recorre à traição com o objectivo de salvar o casamento. Um estudante alemão em Nova Iorque apela a meios pouco convencionais para demonstrar o seu amor por uma judia americana. Um ex-progressista aburguesado vive entre os trilhos sinuosos do seu casamento liberal. Em todas as histórias, o amor como atracção e fuga: os desejos reprimidos, os mal-entendidos involuntários, a infidelidade fruto do desespero, a força inexorável dos costumes e o peso da culpa. 
Como nasce e termina o amor, que subterfúgios são usados para iludir e desiludir? Em O OUTRO HOMEM E OUTRAS HISTÓRIAS, Schlink oferece-nos sete histórias de amor em que todos os protagonistas são, de algum modo, vítimas da sua época, uma geração urbana desorientada que cai uma e outra vez nas armadilhas do seu próprio passado."

Este livro contém 7 histórias: "a menina e a lagartixa"; "a infidelidade"; "o outro homem"; "ervilhas tortas"; "a circuncisão"; "o filho"; "a mulher da bomba de gasolina".
Todas as história têm o seu encanto e a sua lição, principalmente uma lição.
Mas aquelas que eu adorei mais foi sem dúvidas "o outro homem", "ervilhas tortas" e "a circuncisão"... foram estas as minhas eleitas.
Adorei a escrita, simples, fácil de entender, sem muitos rodeios e complicações logo faz com que o livro seja lido mais rápido e também é um livro pequeno.
Foi o primeiro livro do Bernhard Schlink que li e gostei imenso, muito interessante.