8 de maio de 2017

"As mais belas histórias" de Hermann Hesse...


"«Os contos de Hesse limitam-se, deliberadamente, a experiências pessoais. Porém, o vivido é sempre tão autêntico que, mesmo os acontecimentos complicados são relatados com a maior simplicidade, bastando ao autor um mínimo de acção, sem que o interesse pela leitura disso se ressinta. Os seus heróis, que nos fazem sentir bem por não terem nada de heróico, demonstram, fazendo parte do quotidiano, toda a variedade de enredos do comportamento humano.»
Kurt Tucholsky."

Ora vamos falar deste livro.
Foi a primeira vez que li algo de Hermann Hesse e a verdade é adorei este livro, pois tem várias histórias diferentes, todas elas com uma ensinamento.
Aquela que me chamou mais a atenção foi mesmo a "Alma de criança".
Onde ele fala sobre os medos que temos em crianças, as encrencas em que nos metemos, o sonho de ter uma nova oportunidade, acho que toda a gente já passou por estes problemas quando eramos mais pequenos.
Achei também a história de "o mendigo" muito boa, carregada de humor e ensinamentos.
Tenho que confessar que este livro me deixou muitos momentos a rir e principalmente a pensar na minha infância, em tudo o que já passou e que jamais voltarei a ter uma oportunidade de "remediar" o que quer que seja que tenha ficado por resolver.
Hermann Hesse é sem dúvidas um escritor a repetir.