Avançar para o conteúdo principal

"Os segredos de Gray Mountain" de John Grisham...


"Samantha Kofer tem uma promissora carreira numa grande firma de advogados de Wall Street, até que chega a recessão e ela é dispensada. Mas Samantha é uma das afortunadas. Oferecem-lhe a oportunidade de trabalhar pro bono numa organização de assistência jurídica durante um ano, ao fim do qual existe uma ligeiríssima oportunidade de ela recuperar o antigo emprego. 
Em poucos dias, Samantha sai de Manhattan para Brady, na Virgínia, 2200 pessoas como população, no coração dos Apalaches, um lugar que ela só conhece dos livros. Mattie Wyatt, responsável pela organização, está lá para a ensinar a «ajudar pessoas reais, com problemas reais». Pela primeira vez na vida, Samantha enfrenta uma sala de tribunal por dentro, é repreendida por um juiz e é alvo da desconfiança da população, que não vê com bons olhos a presença ali de uma arrogante da grande cidade. E descobre que Brady, como todas as cidades pequenas, esconde grandes segredos.
O seu novo trabalho leva-a ao mundo perigoso das minas de carvão, onde a lei é violada, os regulamentos ignorados, as comunidades divididas e a própria terra está a ser atacada pela Big Coal. A violência está ao virar da esquina e dentro de semanas Samantha dá por si num litígio que acabará por se revelar fatal…"

Esta história conta a vida de Samantha uma jovem advogada que trabalha numa firma de advogados que de um momento para o outro fica sem emprego.
Se antes Samantha tinha uma vida quer profissional, quer pessoal muito agitada de um momento para o vê-se livre de mais.
É proposto um trabalho mas em voluntariado longe de tudo o que ela estava habituada e num meio "pouco" habitado.
Fiquei a conhecer um pouco mais sobre o tema das minas de carvão, sobre as doenças provocadas pelas mesmas e sobre advogados.
Gostei da história, foi mais um exemplo de que quando a gente menos espera a nossa vida pode melhorar e muito, demonstra mais uma vez que nem sempre o dinheiro é tudo.
Achei piada o romance que a história nos conta estava à espera que a Samantha nesta parte fosse mais lamechas mas surpreendeu-me imenso as coisas terem tido o rumo que tiveram.
Também gostei do conceito de organizações sem fins lucrativos, não faço ideia se isto existe no nosso país sinceramente, mas acho que é uma ideia muito boa, porque quer queiramos ou não deve de haver muita gente com este tipo de necessidade e aqui falo mesmo da advocacia normal. 
E pronto foi uma bela história, um livro enorme mas que foi lido rapidamente pois tem uma escrita simples e fascinante. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Música dos últimos dias...

"Las muñecas de la mafia 2..."

Estas são as atrizes principais desta série fantástica. Eu muito gostava de saber o porquê de adorar séries deste género.  Narcotraficantes, morre meio elenco, vidas complicadas e disfarçadamente ligadas entre si, tudo isto foi o que fez com que ficasse completamente viciada ... n em quero saber como me irei sentir quando acabar. Estou mesmo a gostar disto. Sem dúvida que é uma excelente série.

Post chato como a putassa ou putaça...

... não sei, escolham a que quiserem.  Desde sábado que ando arreliada e chateada, comigo mesma e não só. Já ando à 3 semanas com muitas dores no corpo, principalmente costas e pernas, arrepios de frio, mal estar, etc, etc. Feita estúpida este sábado resolvi falar com a médica da clínica a ver se me podia ajudar. Se o arrependimento matasse tinha ficado ali esticadinha no mesmo minuto em que abri a boca. "Ah vamos aumentar o peso porque anda com as tensões muito baixas e é por causa disso" disse a médica eu ainda tentei explicar que não tinha nada a ver com as tensões uma vez que apesar de estarem baixas eu tenho me sentido bem no que diz respeito às tensões e até conseguia ir abaixo do peso 400 gramas no fim do tratamento... "não, não, não, e não vamos subir porque eu é que sou a médica e é que sei". Fiquei f.... mesmo, no seu maior esplendor apeteceu-me mandar dois berros ou até mesmo arrancar as agulhas do tratamento ... mas não o fiz infelizmente por um